A Ginástica Artística ao longo da história
- Judite Silva
- 16 de ago. de 2016
- 1 min de leitura
A Ginástica Artística é originalmente conhecida como ginástica olímpica. Isso se deve ao fato de ter sido o único tipo de ginástica a integrar os Jogos Olímpicos durante muito tempo, só mais tarde, houve a necessidade de que essa ginástica ganhasse suas “vertentes”. Então, a ginástica olímpica ganhou um novo nome.
A Ginástica Artística consiste em movimentos que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

Em 1896, a Ginástica passou a fazer parte das modalidades dos primeiros Jogos Olímpicos de Atenas e nessa época, apenas os homens participavam e as modalidades eram: argolas, barra horizontal, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo e subida na corda.
Naquela época, os homens compétiam nus e as mulheres eram proibidas de assistir as competições ou de entrar em um estádio.

As mulheres só passaram a integrar esse espaço em 1928 em competições grupais mas só em 1952, elas passaram a participar de competições individuais. Atualmente, ainda há diferenças entre os sexos feminino e masculino no que se refere a Ginástica Artística. Os homens competem em 6 provas diferentes (argolas, cavalo com alças, barras paralelas, barras fixas, saltos sobre a mesa e solo) e as mulheres competem em 4 provas diferentes (saltos sobre a mesa, paralelas assimétricas, solo e trave).
